NÃO PERCA!

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    By on 16 de dezembro de 2016
    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    O ciúme pode ser um grande problema em qualquer relacionamento, independentemente do tempo em que o casal esteja junto.

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    De qualquer forma, quem está começando um namoro pode ter que lidar com essa situação mais frequentemente, já que o casal ainda está a se conhecer melhor e ganhar confiança um no outro.

    Diferentemente do que muitos pensam, os ciúmes não são algo “fofo”, um sinal de que a pessoa amada realmente lhe ama. Na verdade, trata-se de uma insegurança que precisa ser resolvida o quanto antes para não causar problemas ao relacionamento.

    Saiba agora como lidar com os ciúmes no começo do namoro:

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    Descubra o que incomoda

    Ciúme não aparece sem um motivo. Isso significa que alguma atitude sua ou do parceiro está incomodando e fazendo com que você ou ele se sintam desprezados ou desvalorizados.

    Descubra quais são essas atitudes e peça que ele faça o mesmo. Vale até vocês sentarem juntos e pensarem no que não gostam que o outro faça.

    Vale lembrar que ambos precisam estar abertos para ouvir e tentar mudar essa atitude ou fazer com que o amado não se sinta inseguro.

    Prefira conversar ao invés de brigar

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    Aconteceu alguma situação em que você se sentiu enciumada? Respire fundo e não deixe a raiva subir a cabeça.

    Ao invés de brigar com o parceiro opte por conversar, perguntar porque ele fez algo ou até mesmo dizer: “Essa sua atitude X me deixou com ciúme… Me sinto desvalorizada/insegura”

    Conversar ao invés de brigar vai ajudar com que vocês cheguem a um acordo juntos ou ao menos que você entenda que determinadas atitudes dele não são motivo para ciúmes, que ele te ama acima de qualquer coisa.

    Incentive o diálogo na relação

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    Casal que não conversa acaba brigando. Essa frase resume muita coisa. Isso porque a falta de diálogo em um relacionamento gera desconfiança e consequentemente ciúmes.

    Você e seu parceiro não precisam dar satisfações de tudo o que estão fazendo, mas é interessante que entendam que precisam ter momentos individuais.

    Ao manter um diálogo aberto com seu parceiro você sabe que pode confiar nele quando não estiverem juntos, pois tem certeza de que ele está a lhe dizer a verdade.

    Quanto menos diálogo na relação, maiores as chances de pequenas mentiras surgirem com o objetivo de se evitar os ciúmes. O problema é que mentira tem perna curta e no final as coisas podem ser muito piores.

    Sendo assim, prefira sempre conversar abertamente com seu amado, para que vocês se sintam à vontade para falar sobre qualquer tema sem que ninguém perca a cabeça ou saia injustiçado.

    Cuide da sua autoestima

    Não é porque você começou a namorar que precisa esquecer completamente de si mesma e amar apenas ao parceiro.

    Para um relacionamento dar certo é preciso que exista o amor próprio.

    Quem ama e aceita a si mesma dificilmente se sente enciumada, pois para de fazer comparações bobas ou acreditar que o namorado pode trocá-la a qualquer momento por outra pessoa.

    Resumindo, ao manter sua autoestima nas alturas você simplesmente confia em si mesma e consequentemente consegue confiar também no amado.

    Fuja das fofocas

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    Apesar de ter muitas pessoas torcendo para que seu relacionamento dê certo, vão existir também aqueles que farão qualquer coisa para que você e seu amado briguem e acabem terminando.

    É normal que a inveja apareça por parte de algumas pessoas a sua volta e com isso comecem a surgir as fofoquinhas.

    “Vi seu namorado sozinho em tal lugar” “Nossa como você deixa o fulano ficar lá sozinho no meio de tanta mulher?”

    Fofoca muitas vezes chega com a informação totalmente deturpada e o que era uma situação normal pode acabar virando uma quase traição ou algo assim.

    Então fuja das fofocas e prefira saber das coisas pela boca do seu namorado e não das outras pessoas. Lembre-se que toda história tem dois lados.

    Entenda como é o ciúme que você sente

    Como você sabe, o ciúme é uma emoção bastante complexa que costuma incluir outras como o medo, a insegurança, a inveja, a raiva, a tristeza e até mesmo a humilhação.

    Quando se sentir enciumada procure observar que outras emoções aparecem junto com os ciúmes.

    Você talvez se sinta triste e passe a acreditar que está revivendo uma situação do passado, fique com medo de perder a pessoa amada – por acreditar que isso sempre acontece com você – e até mesmo sinta raiva por não conseguir “estar no controle da situação”.

    Todas as emoções aliadas ao ciúme normalmente estão relacionadas a traumas passados e a problemas de autoestima, sendo assim quanto mais você conseguir compreende-las mais fácil vai ser se livrar desse sentimento ruim.

    Anote num papel tudo que você sente quando o ciúme bate a porta e converse com seu amado sobre isso.

    Prefira sempre confiar

    Como lidar com o ciúme no começo do namoro

    A base de um relacionamento é a confiança. Sendo assim, se você optar por sempre desconfiar de tudo que o parceiro faz acabará por desgastar a relação.

    Tente evitar a desconfiança ao máximo que conseguir e escolha sempre confiar.

    Desconfiar do parceiro só pode vir a acontecer quando você tiver provas concretas de que ele está mentindo ou escondendo alguma coisa.

    Quando isso não acontece, prefira sempre dar um voto de confiança e verá que muitas brigas e momentos tensos serão evitados.

    Ou seja, confiança acima de tudo!