NÃO PERCA!

    6 dicas de como lidar com o ciúme no seu relacionamento

    By on 18 de setembro de 2017

    Os maiores problemas em um namoro, geralmente, são originados de crises de ciúme. É comum ver um casal brigando por motivos banais, que, constantemente, são derivados do medo de perder a pessoa amada.  É claro que é natural que você se importe com o seu namorado, e vice-versa. No entanto, pode acontecer dessa importância se desenvolver em possessividade, o que acaba ferindo o relacionamento. Mas como é possível lidar com o ciúme? Continue lendo e veja dicas!

     

    1- Entenda que vocês são indivíduos separados

    O que é uma das principais causas do sentimento ciúme é não saber dividir a sua realidade da realidade da pessoa que você namora. Constantemente, somos acostumadas com a ideia de que nosso namorado é “um complemento do nosso ser”. Porém, pensar dessa maneira pode abrir portas para se tornar possessiva. Isso porque você passa a ver o seu namorado como o foco da sua vida. Logicamente, você não terá facilidade em dividir o “foco da sua vida” com ninguém. E é por isso que não se deve alimentar esse pensamento de que quem você namora é sempre totalmente indispensável. Tente sempre entender que você são pessoas diferentes, e isso facilitará em lidar com o ciúme.

     

    2- Tente manter a confiança como base do seu relacionamento

    A falta de confiança em seu companheiro é outra causa comum para o ciúme. Afinal, se você não confia em que está do seu lado, sempre achará que essa pessoa pode estar te traindo. Então, torna-se essencial que vocês desenvolvam confiança entre si. Poder ter a certeza de que você está namorando alguém que realmente gosta de estar com você é ótimo. Por isso, sempre procure desenvolver confiança no seu amor. Mas é claro que não se deve confiar cegamente. É benéfico estar com alguém confiável, mas tudo tem um limite. Nunca tenha em mente que é impossível que você seja traída de alguma forma. Contudo, igualmente, nunca exagere nas suspeitas.

     

    3- A honestidade também uma chave para aprender a lidar com o ciúme

    É excelente sempre poder expressar os seus pensamentos claramente. Isso permite que você possa ser clara e objetiva em relação ao que está funcionando no relacionamento, e o que não está. Mantenha o hábito que dizer a verdade para o seu companheiro, e permita que ele faça o mesmo. O que pode causar ciúmes, às vezes, são aquelas verdades que você queria tanto dizer, mas ficaram guardadas para si. Por isso, é importante enfatizar quais são os problemas no namoro de vocês. Dê abertura para que os pontos negativos do seu relacionamento possam ser melhorados. Deixe sua mente aberta para os pontos de vista do seu companheiro também, e tente amenizar seus defeitos. Essa a chave para um relacionamento bem saudável.

     

    4- Você não precisa ir para todo lugar com o seu namorado

    Assim como o seu namorado também deveria poder ir em lugares sem você. Como já dito antes, vocês são pessoas diferentes. Por mais que vocês tenham muito em comum, ainda assim não são iguais em tudo. Tendo isso em mente, pode ser que você queira ir em um lugar com as suas amigas, mas o seu namorado não tenha tanto interesse em ir assim. Ou então, ele te chama para sair com os amigos dele para um lugar que você considera maçante. Não há nenhum problema em vocês se separarem para ir a lugares diferentes, sem terem um ao outro por perto.  Na verdade, isso é uma prática saudável, porque a sua individualidade é desenvolvida. Você está namorando, mas não precisa criar uma dependência incondicional em relação à sua pessoa amada. Esse tipo de dependência apenas atrapalha a lidar com o ciúme.

     

    5- Desenvolva a sua autoconfiança

    Pode parecer que não está relacionado ao tópico de ciúmes, mas está sim. A autoconfiança é um elemento muito importante para uma boa autoestima. Estar segura de si mesma ajuda a não achar que o seu namorado irá querer te trocar por alguém “melhor que você”. Como um exemplo dessa situação, suponha que você se considere uma pessoa feia. Você terá uma grande tendência em acreditar que uma menina que você considera bonita pode “roubar” o seu namorado de você. E ai, então, surgirá um ciúme doentio e perigoso. Logo, é essencial que a sua autoconfiança esteja aguçada, e que você não se sinta menos que ninguém. Isso ajudará bastante em como você lida com as pessoas próximas de ti e, principalmente, com a pessoa com que você namora.

    6- Para ajudar a lidar com o ciúme, conheça o círculo social do seu namorado

    Uma outra possível causa para ciúmes é o medo. O medo de que o seu namorado está supostamente saindo com uma “amiga”, que na verdade não é apenas uma amiga. Esse tipo de pensamento é derivado principalmente da falta de segurança e da autoconfiança baixa. Mas, para algumas pessoas, é extremamente complicado desenvolver esses aspectos em si. Por isso, se você não se sente pronta para estar confiante demais, aprenda a lidar com seus medos. Se você acha que seu namorado pode estar mentindo sobre sair com os amigos, passe a conhecer os amigos dele. Dessa maneira, você sentirá que, mesmo quando ele sai sem sua companhia, ele não está cercado de pessoas estranhas para você. A sua confiança de que ele está “em boas mãos” ajudará você a ser menos ciumenta.

     

    O elemento foco para que um relacionamento não se torne abusivo é a confiança. Sempre deixe que seu companheiro tenha privacidade. Dessa maneira, você poderá sim namorar e se divertir, mas também não sofrerá por motivos bobos, que nem mereciam a sua atenção. Seja segura de si mesma, e boa sorte!