NÃO PERCA!

    7 dicas para ter mais paciência e melhorar sua relação com seu parceiro

    By on 4 de maio de 2017

    Depois de certo tempo de namoro ou casamento, é comum que a paciência vá diminuindo. Alem disso, o peso da rotina na vida de um casal, mesmo que vocês ainda não morem juntos, é algo que afeta e muda a relação de vocês.  Isso apesar de ser normal, se não for lidado da forma ideal pode trazer mais brigas e desentendimentos. Com mais brigas há mais desgaste e vai, aos poucos, acabando com as relações. Como melhorar esse aspecto para trazer de volta a boa convivência entre o casal? Aqui vão sete dicas para te ajudar nesse processo!

     

    1. Comece aos poucos

    Não adianta começar com gás total tentando abraçar todas as causas e desistir no meio do caminho. O interessante é começar com pequenas mudanças e ir melhorando e aumentando aos poucos. Com o passar do tempo, alem de saber lidar melhor com essas mudanças, as pessoas ao seu redor vão saber também. À medida que obtiver êxito nas pequenas coisas, vai se empenhar cada vez mais em busca dos resultados que espera. Toda essa mudança pode vir até ser prazerosa pra você, desde que feita sem pressão nem pressa. Melhorar aspectos como a paciência ajudam não só nas relações interpessoais, mas na sua relação com você mesma.

     

    1. Trace os primeiros objetivos

    No inicio vai ser mais complicado identificar as principais partes para você melhorar, mas não desanime. Tente pensar nas coisas que mais influenciam na sua vida e que você mais gostaria de mudar. Anote essas coisas e as tome como metas para ir melhorando com o tempo. Talvez alguma dessas metas seja difícil de alcançar em pouco tempo, mas isso é normal. É importante ter paciência e se dar a oportunidade de mudar. Com o tempo, à medida que for conseguindo os primeiros objetivos, não se contente com esses. Identifique mais pontos de mudança que forem surgindo e continue anotando.

     

    1. Tenha em mente o porquê de querer mudar

    Em algum momento do processo (e isso vale em inúmeros casos de objetivos que temos) você pode se perder e querer desistir. Mudanças sempre trazem obstáculos e hábitos que as temos que perder, ou outros que devemos adquirir. É interessante que você não se deixe abalar pelas dificuldades e se mantenha focada no motivo de fazer tudo isso. Se quiser, pode ate listar os motivos pelos quais vai buscar melhorar, e pode recorrer a essa lista sempre que pensar em voltar atrás. Pense como você vai ser afetada positivamente por essas mudanças, pense como a vida das pessoas a sua volta vai melhorar ainda que num aspecto pequeno.

     

    1. Respire fundo… Conte até dez!

    Existem exercícios que também ajudam a ter mais paciência. A eficácia de cada um deles varia de pessoa para pessoa, mas não custa tentar. Provavelmente em pouco tempo você vai achar um com o qual se sentiu melhor, e aí é só aprimorar isso cada vez mais. Vale também adaptar algum deles da forma que achar que funciona melhor com você. Cada pessoa é diferente e reage de um jeito a determinados estímulos. Não se prenda muito a regras e coisas que precisa seguir ao pé da letra. Se lembre que é o seu corpo, e ninguém sabe lidar melhor com seus sentimentos do que você mesma!

     

    1. Não desista por um deslize

    Esse é um momento muito importante no qual você decide mudar algo que percebe não fazer bem a você e à sua relação. Tentar ter mais paciência diante das situações é muito importante e pode ser um ideal difícil de alcançar nos primeiros dias. Portanto, não desanime se algo não sair como planejou. Não queira mudar seu comportamento do dia para noite, pois não vai acontecer. Se policie em suas ações e observe as pequenas atitudes positivas que tiver. Caso se irrite em algum momento, isso é completamente normal, e vai continuar acontecendo. A idéia é que isso aconteça com menos freqüência e por razões mais significativas, e isso leva tempo.

     

    1. Tenha paciência com você mesma… Não tenha medo de errar e se arrepender!

    É melhor do que continuar com um comportamento que você percebe que não está bom, certo? Se já reparou que sua falta de paciência vem atrapalhando vocês dois enquanto casal, está na hora de tomar uma atitude. Não deixe de sair da sua zona de conforto por medo de errar em algum momento. Os erros vão acontecer e te ensinar a melhor maneira de lidar com as próximas situações. Não hesite em pedir desculpas aos envolvidos no episodio que não funcionou como você esperava, e continue melhorando cada vez mais.

     

    1. Mãos a obra!

    Muitas coisas você só vai perceber depois que começar a buscar a mudança. Não gaste muita energia e tempo pensando em como seria, como faria, etc. Tente se observar por um tempo, mas não demore a colocar a mão na massa. Busque logo ações que você pode começar a tomar. Observe como vai se sentir, observe as melhoras e as dificuldades que sente desde o inicio do processo. Para algumas pessoas, é interessante anotar essas coisas, assim no final é possível ver o progresso de forma bem detalhada. Para outras isso torna tudo bem mecanizado e não vale a pena. Pense sobre isso e veja qual combina mais com você.

     

    Não tenha medo de errar e se coloque sempre em primeiro lugar! Perceba suas emoções, seu humor, sinta como está naquele dia, e não se cobre muito. Em algum tempo os resultados vão começar a aparecer, e isso vai ser mais um incentivo para você continuar!