NÃO PERCA!

    Descubra se você está apaixonada ou amando

    By on 4 de Fevereiro de 2017
    Descubra se você está apaixonada ou amando

    Algumas pessoas pensam que estar apaixonada ou amando se tratam das mesmas coisas. A verdade é que são duas situações totalmente diferentes.

    Descubra se você está apaixonada ou amando

    A paixão é mais comum no começo dos relacionamentos e costuma ocorrer com mais frequência na adolescência. Ela pode surgir inclusive antes de você vir a se aproximar ou se envolver com alguém. Agora o amor vem com o tempo e é um sentimento bem mais complexo.

    Então uma grande dúvida que passe por sua cabeça talvez seja: “Será que estou apaixonada ou estou amando?”

    Para ajudar a resolver esse questionamento vamos apresentar as diferenças entre as duas situações para que assim você possa descobrir se é a paixão ou o amor que domina o seu coração:

    Você está apaixonada ou amando?

    Estou apaixonada…

    Descubra se você está apaixonada ou amando

    Quem está apaixonada costuma ver o amado como único. Você olha para ele e tem certeza de que é o homem da sua vida, o único certo para você.

    Ele também é perfeito, todos os outros com quem você já saiu tinham algum defeito. Agora ele não. Ele é exatamente como você sempre sonhou. Na verdade, você só consegue ver e exaltar as qualidades dele.

    Enquanto está apaixonada você também passa por certa instabilidade emocional indo de muito feliz a ansiosa ou com medo de perder seu amado. E o mais interessante é que tudo isso pode acontecer em um único dia!

    Você também pode estar um pouco obsessiva por aquele que ama, a ponto de querer sempre saber mais e mais sobre ele. Essa é aquela fase em que vigiar as redes sociais dele é praticamente uma tarefa diária.

    Essa é aquela fase dos ciúmes exagerados, das inseguranças sem motivo e muitas vezes o momento em que é preciso avaliar se você está preparada para lidar com um relacionamento.

    Quem sofre de baixa autoestima pode até acabar esquecendo de si mesma e se anulando, vivendo um momento de felicidade que depende de outra pessoa para acontecer.

    Nesse momento você também está sob o efeito de hormônios que atuam em seu cérebro. São esses hormônios que fazem com que você veja a pessoa amada como alguém a ser colocada em um pedestal.

    Quando o efeito desses hormônios passa –  e isso geralmente acontece quando você consegue seu objeto de desejo – você pode simplesmente se desencantar ou finalmente amar aquele que está a seu lado.

    Vale comentar que a paixão é inclusive uma forma de atrair – e procurar – um parceiro com o intuito de reprodução, por isso a ação dos hormônios. Tanto que o sexo é muito presente nessa fase, ainda que seja apenas com aquela pessoa.

    Estou amando…

    Descubra se você está apaixonada ou amando

    Agora se você está amando as coisas são diferentes. Você tem total consciência que a pessoa amada tem defeitos, mas ao invés de torna-la perfeita você aprende a contorna-los.

    Aquela necessidade de ser perfeita, de estar sempre ao lado do seu amor e a par do que ele está fazendo também deixou de existir. Em seu lugar surgiu a confiança, o saber que vocês estão juntos porque se amam verdadeiramente e se aceitam como são.

    Quando você ama a pessoa que está a seu lado nem sente as horas passarem ao lado dela e o amor que vocês sentem um pelo outro se construiu com o tempo, pouco a pouco como pequenas peças de um quebra cabeça sendo montado.

    O sexo quando se ama deixa de ser algo primordial e indispensável. Ele existe sim, mas você prefere muito mais ligar-se emocionalmente ao parceiro do que fisicamente. Você o vê como um companheiro e não apenas como um parceiro sexual ou alguém que é seu e de mais ninguém.

    Quem está amando também está de bem com si própria, se aceita e se ama. Já ouviu dizer que só se pode amar alguém quando você aprender a amar a si mesma? Pois bem, essa é uma frase verdadeira!

    Em resumo o amor é bem mais complexo do que a paixão. Estudos afirmam que você pode ficar apaixonada por no máximo 4 anos sem que isso possa vir a causar problemas. Agora o amor sim pode durar para sempre, porque ele cresce aos poucos e lida com altos e baixos.

    Amor ou paixão não correspondido?

    Descubra se você está apaixonada ou amando

    E quando o sentimento não é reciproco, seria correto dizer que você está apaixonado e não é correspondida e não que ama e não é correspondida?

    Na verdade é possível passar pelas duas situações. Claro que estar apaixonada e não ser correspondida é algo mais comum. Mas existem também aqueles casos em que você ama alguém e não existe o mesmo sentimento.

    A diferença é que quando você está apaixonada e as coisas não dão certo surgem aqueles pensamentos de que você nunca mais encontrará outra pessoa, que não conseguirá se envolver com mais ninguém e por aí vai…

    No amor a coisa é mais simples, pois você não tem aquela obsessão de ter a pessoa a seu lado. Tudo o que você mais deseja é que ela seja feliz. Então você não teme amar novamente e consegue lidar com o fato de não ser correspondida mais facilmente.

    Como você pode ver existem grandes diferenças entre amar e estar apaixonada. São fases bem diferentes que todos podem viver em algum momento da vida.

    Agora que você já sabe identificar se está amando ou está apaixonada também poderá lidar com as pequenas adversidades de cada momento, principalmente aqueles que acontecem durante a paixão!